80% dos paulistanos não sabem qual é o papel de vereadores e prefeitos – Observatório do 3º Setor

Por Mariana Lima (Observatório do 3º Setor)
Publicado em: Observatório do 3º Setor
Foto de exibição: Guilherme Gandolfi via Fotos Pública

De acordo com o levantamento, a população desconhece as responsabilidades atribuídas a prefeitos e vereadores. Além disso, boa parte da população pouco participa da vida cidadã e demonstra frágil comprometimento com valores democráticos.

As eleições municipais estão marcadas para 15 de novembro (1º turno).

O que dizem os dados?

O Instituto Sivis analisou o Índice de Democracia Local (IDL) das cidades de Curitiba e São Paulo, levantamentos produzidos pelo Sivis em parceria com o Ministério da Cidadania entre 2018 e 2019, para traçar o panorama.

O IDL da cidade de São Paulo, divulgado em 2019, indica que embora o processo eleitoral funcione de forma satisfatória, a cultura democrática e a participação política se manisfestam de maneira insuficiente.

No total, 80% dos paulistanos não sabem reconhecer o papel da prefeitura e da câmara de vereadores.

Em Curitiba, o cenário é um pouco melhor, mas se referem a dados de 2018. 60% dos curitibanos não sabem identificar a função da prefeitura e da Câmara Municipal.

Em São Paulo, os participantes da pesquisa demonstram ter baixa participação política e um índice ainda menor de conhecimento político, atingindo a nota de 1,34 em uma escala de 0 a 10.

Além disso, a participação popular em atividades cidadãs é explicitamente negligenciada, uma vez que 94% dos paulistanos não participam de nenhuma mobilização social.

A cidade de Curitiba não apresenta um cenário muito diferente. O índice da população que não participa de nenhuma categoria de associativismo e ação social chega a 90%.

A análise se baseou nas respostas de 900 pessoas que vivem em Curitiba, e em 3.417 que residem e votam na cidade de São Paulo.

 

 

 

Copyright © 2020, Observatório do 3º Setor. Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site.
Aceitar
Rejeitar
Privacy Policy