Conheça um pouco sobre quem somos
Sobre o Instituto Sivis
Nós somos um think tank apartidário que trabalha para fortalecer os verdadeiros valores democráticos através da educação para democracia e da liberdade de expressão.
Como uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos, trabalhamos com lideranças nacionais e internacionais para influenciar e fortalecer a cultura democrática brasileira com mais de 10 anos de história na defesa e promoção da democracia.
Propósito
Fortalecer os verdadeiros valores democráticos.
Visão
Brasil colaborativo, honesto e democrático.
Valores
Confiança, responsabilidade e orientação para resultados.
Conheça quem faz o Sivis
Nossa gestão de pessoas segue à risca o princípio de primor pelo ser humano e, por isso, trabalhamos com liberdade e responsabilidade, focando no desenvolvimento de cada colaborador.
Alline Braun
Diretora de Captação
Pós-graduada em Administração e Marketing pela FAE e graduada em Comunicação Social pela PUCPR, possui sólida trajetória em multinacionais. É reconhecida internacionalmente pelos resultados obtidos na área comercial.
Fernanda Trompczynski
Estagiária de Pesquisa
Graduanda em Ciências Sociais, com linha de formação em Ciência Política, pela UFPR. Foi bolsista do CNPq e cursou parte de sua graduação na Memorial University, no Canadá.
Guilherme Dockhorn
Gerente Geral
Pós-graduando em Marketing Estratégico pela FAE, especialista em Gestão do Capital Humano e em Empreendedorismo pela mesma instituição. Experiência em gestão de resultados.
Guilherme Melo
Gerente de Educação
Cientista Social (USP) e doutor em Educação (USP). Professor e pedagogo, atuou em escolas, na gestão pública e em organizações do 3° setor dedicadas à educação.
Henrique Zétola
Cofundador e Diretor Executivo
Empreendedor, formado em Administração de Empresas pela FAE, possui experiência na área de gestão e cultura organizacional
Jamil Assis
Diretor de Relações Institucionais
Engenheiro civil pela UTFPR, mestre em estudos católicos pela Universidade Franciscana de Steubenville nos EUA.
Pedro Veiga
Cofundador e Presidente do Conselho
Filantropo e empreendedor. É diretor executivo da Acta Family Office e sócio fundador da Zetta.
Sara Clem
Analista de Pesquisa
Doutoranda pela UNIRIO e mestre em Ciência Política pela UFPR, com graduação em Relações Internacionais pela Universidade Positivo.
Vanilda Maia
Serviços Gerais
Responsável pela limpeza, organização e preservação da sede e dos recursos físicos da instituição desde 2013.
Conselho consultivo
Bernard de Laguiche
Sócio majoritário da Ivahypar Ltda. e da Agro Mercantil Vila Rica Ltda., além de presidente do Instituto Aliança contra Hanseníase. É também membro do conselho da CIOMAL (Fundação da Ordem de Malta). Foi membro do conselho de administração da Solvay SA Bruxelas, administrador delegado da Solvac SA Bruxelas e presidente do conselho da Peróxidos do Brasil Curitiba, até 2021. Foi CFO do grupo Solvay de 2005 a 2013.
Daniela de Rogatis
Educadora e cofundadora da primeira empresa brasileira focada em legado familiar. Recebeu o prêmio Raising Talent no Women’s World Forum e fez parte do Project Zero em Harvard, uma iniciativa focada no futuro da educação. É coautora do livro “Legado para a Juventude Brasileira” escrito em parceria com o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
Guilherme Cunha Pereira
Guilherme Cunha Pereira é doutor em Direito da Comunicação pela USP. Publicou os livros “Alienação do poder de controle acionário” e “Liberdade e Responsabilidade dos Meios de Comunicação”. Coordena e leciona na Faculdade Belavista, em São Paulo. Além disso, é presidente Executivo do Grupo Paranaense de Comunicação, um dos maiores grupos de comunicação do país.
Jorge Gerdau Johannpeter
Preside o Conselho do MBC e atua pela gestão eficiente no Brasil. Fundador do PGQP, é membro das Academias da Qualidade. Já foi CEO e presidente do Conselho da Gerdau. Atua em cultura e educação por meio da Fundação Iberê Camargo, Bienal do Mercosul, Parceiros Voluntários e Todos pela Educação, que presidiu por 10 anos.
Liziane Silva
É formada em Ciências Econômicas pela UFPR, certificada no curso executivo de Design Thinking da Universidade de Stanford e Mestre em Empreendedorismo Social pela Universidade do Sul da Califórnia. É sócia fundadora da Ink Prepara – empresa social pioneira na formação de mais de 10mil profissionais do terceiro setor – trabalho pelo qual recebeu 11 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais.
Luciana Silveira
Atualmente, é Diretora Jurídico & Compliance na Boston Metal, liderando processos e controles nos EUA e Brasil. Atuou como Chief Compliance Officer na Neoway. Na CBMM, liderou a estruturação do programa global de compliance (Brasil, EUA, Holanda e Cingapura). Possui Doutorado Sanduíche na American University Washington College of Law e PUC-SP, e Mestrado pela Universidade de Barcelona e PUC-SP. É professora no IPRC, IBMEC, FIA, FGV e LEC.
Conselho de pesquisa
Bernardo Brandão
Professor de Língua e Literatura Grega na UFMG, coordena o NEAM e edita a revista Nuntius Antiquus. É autor de Rua Musas (2013) e tradutor de obras de Plotino (2020) e Agostinho (2021). Possui graduação em Grego e Português, além de mestrado e doutorado em Filosofia pela UFMG. Atua em língua e literatura grega antiga, filosofia antiga, recepção da filosofia
antiga, neoplatonismo.
Clarissa Gross
Professora da FGV Direito SP, coordena a Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia e é membra fundadora do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo e do Instituto Tornavoz. Doutora pela USP, e contemplada com o Fox International Fellowship concedido pela Yale University e Visiting Researcher na Australian National University. Mestre pela FGV e graduada pela UFMG, com intercâmbio na Sorbonne. Atua nas áreas de liberdade de expressão, democracia e direito digital.
Ednaldo Ribeiro
Professor Associado de Ciências Sociais na UEM e bolsista do CNPq. Doutor em Sociologia pela UFPR, pesquisa comportamento político, valores e participação. Autor de “Valores Pós-materialistas e Cultura Política no Brasil” e “Participação Política na América Latina”, com artigos em revistas como Dados, BPSR e Opinião Pública.
José Álvaro Moisés
Cientista político, doutor pela USP, professor sênior no IEA-USP e coordenador do Grupo de Pesquisa da Qualidade da Democracia. Foi diretor do NUPPs-USP (1995–2017) e professor visitante em Oxford. Autor de diversos livros, colunista da Rádio USP e consultor do IDL. Pesquisa integridade pública, corrupção e neopopulismo no Brasil.
Michael Coppedge
Professor de ciência política na Universidade de Notre Dame e pesquisador do Instituto Kellogg. Doutor por Yale, lecionou em Princeton, Yale e Johns Hopkins-SAIS. É um dos principais pesquisadores do projeto V-Dem. Autor de livros e artigos em revistas como Journal of Politics, Comparative Politics e Party Politics.
Nara Pavão
Professora de ciência política na UFPE, bolsista do CNPq e PhD pela Universidade de Notre Dame. Realizou pós-doc na Vanderbilt. Pesquisa comportamento político e política comparada. Integra o EGAP e o comitê da Political Behavior. Publicou em revistas internacionais e é coautora do livro “Prosecutors, Voters and the Criminalization of Corruption in Latin America” (CUP, 2023).
Conselho fiscal
Caio Fernandez Cordeiro
É consultor de empresas, formado em Engenharia Química pela UFPR com certificações PMP, CBPP e HCMP. Trabalhou com diversos clientes, trazendo metodologias de estratégia, governança, gestão de projetos e mudança organizacional.
Guilherme Ventura
Formado em Engenharia Mecânica pela UFPR com MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo ISAE/FGV, trabalhou no ramo metalúrgico como engenheiro de processos e hoje trabalha como supervisor de engenharia produto na Renault do Brasil.
Leonardo Ragnini
Formado em Engenharia Civil pela UFPR com MBA em Gerenciamento de Projetos pelo ISAE/FGV. Estudou na Alemanha no Karlsruhe Institute of Technology. Atuou no ramo da construção civil e trabalhou como Gerente de Projetos no Instituto Sivis. Atualmente é Diretor Comercial na Sion Energia.
Publicações institucionais
Nossos relatórios anuais são publicados no início de cada ano, trazendo as principais realizações de nossa atuação e as perspectivas de nossos momentos institucionais. Confira abaixo nossos últimos relatórios.
Balancetes
Relatórios de auditoria
Histórico
Rotas da Cidadania
Um projeto realizado em 2021 através de uma parceria entre o Sivis e o Instituto Votorantim, com mais de 30 organizações e especialistas Brasil afora. Mapeamos sistemicamente os desafios e oportunidades para fortalecer a cultura democrática nacional por meio de 74 entrevistas e 10 oficinas, gerando um mapa visual e diretrizes de ação.
Semanas da Democracia
Eventos realizados em 2015 e 2016 reunindo autoridades, lideranças e público em Curitiba para debater cultura democrática através de palestras, painéis e networking.
Valores em Crise
Série de pesquisas conduzidas durante a pandemia para analisar como ela alterou a percepção dos brasileiros sobre valores morais e práticas sociais. Os resultados revelaram fragilização da cultura democrática, mas também sinais de solidariedade e cooperação.
Cidade da Gente
Programa de impacto coletivo em Curitiba, usando abordagens sistêmicas para fortalecer confiança, colaboração e engajamento comunitário. A iniciativa nasceu a partir de diagnósticos locais, como o Índice de Democracia Local.
Vozes das Mulheres na Política
Evento realizado em abril de 2023 na UFPR, com 100% de palestrantes mulheres e mais de 200 participantes, trazendo mesas de debate sobre democracia, ativismo, legislação eleitoral e desafios da participação feminina, com tradução em Libras e apoiado pela Embaixada dos EUA.
O Brasil Fala
Versão nacional do projeto “My Country Talks” em parceria com Stanford, que conectou milhares de brasileiros em diálogos seguros e online para romper bolhas digitais e promover conversas entre pessoas com visões opostas, estimulando reflexões sobre polarização.
Painel de Indicadores de Cultura Democrática
Painel interativo que compila mais de 100 indicadores sociopolíticos, cívicos e normativos, além de variáveis de capital social, mapeando fatores como participação política, confiança institucional, educação cívica e desenvolvimento socioeconômico no Brasil.
- Acesse o painel