Educação para cidadania: Matriz de competências e práticas cidadãs

A cultura democrática vai mal no Brasil e essa situação é refletida na baixa participação política e no baixo conhecimento político que os jovens possuem.

Em 2022, uma pesquisa do Instituto em Pesquisa e Consultoria (Ipec), da Fundação Tide Setúbal e da Avaaz entrevistou mais de mil jovens brasileiros de 16 a 34 anos para entender suas percepções sobre questões políticas e sociais do país. Essa pesquisa apontou que 1 em cada 5 jovens, entre 16 e 34 anos, não compreende o conceito de democracia; que 92% não confiam ou confiam pouco nos partidos políticos e que 59% dos jovens deixam de debater política nas redes sociais por medo de serem cancelados.

Assim, a educação para cidadania tem um papel central para a formação de jovens cidadãos. No entanto, carecemos de uma formação cidadã sistematizada nas escolas, de tal forma que os valores democráticos sejam construídos com centralidade nos currículos.


Reinventando a formação cidadã

Buscando endereçar esse problema, o Instituto Sivis e o Itaú-Social criaram um projeto em parceria, chamado Matriz e Práticas de Educação para Cidadania com os objetivos de:

  • Desenvolver um quadro de referência para o ensino de competências de cultura democrática para jovens do Ensino Fundamental II no Brasil.
  • Identificar e sistematizar referências nacionais e internacionais em práticas de educação cidadã.


Como faremos?

Considerando os objetivos do projeto, o quadro referencial será desenvolvido para um material de base para a capacitação do professor para o ensino de educação cidadã. Esse processo será realizado através de i) pesquisas documentais, buscando referências nacionais e internacionais que fundamentem o desenvolvimento do quadro referencial, bem como através de ii) entrevistas com o Conselho Consultivo do projeto, ou seja, consulta com especialistas de diferentes espectros ideológicos em educação para cidadania.

Já na etapa de Sistematização de práticas cidadãs, o objetivo é dispor de práticas de educação para cidadania existentes tanto no contexto internacional quanto em território nacional, assim, será realizado um relatório com o estado da arte do desenvolvimento dessa temática no Brasil. Para tanto, entendemos que é relevante adotar uma metodologia que combine tanto a pesquisa documental quanto entrevistas qualitativas.

Com essas etapas o projeto visa entregar:

  • Uma base conceitual democrática e apartidária para o ensino de cidadania e democracia
  • Identificação de quais competências os jovens precisam aprender ao ter uma educação cidadã (quadro referencial de competências de cidadania)
  • Exemplos, práticas e casos de sucesso de educação para cidadania que o Brasil possa adotar, tanto internacionais, quanto nacionais.

Com esse projeto, iremos criar um referencial para que escolas possam ensinar educação para cidadania de uma maneira sistematizada e com práticas apartidárias fundamentadas em valores democráticos. Para que isso ganhe escala, precisamos levar esse conhecimento e essas ferramentas para a rede pública de educação.

Para saber mais sobre o desenvolvimento desse projeto, nos acompanhe pelo site: www.sivis.org.br ou pelas nossas redes sociais @InstitutoSivis.

#Educação #Cidadania #Cidadã

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site.
Aceitar
Rejeitar
Privacy Policy