Sivis realiza palestra no 1º Encontro Nacional da Rede de Educação Cidadã

 

Saiba mais sobre os caminhos para o fortalecimento da educação cidadã através de evidências

Embora existam diversas iniciativas em educação para cidadania, acreditamos que é fundamental fomentar uma rede que trabalhe em coesão dos atores e que possibilite a colaboração e diálogos amplos com a sociedade e poderes públicos. O Sivis, na qualidade de instituição apartidária que conecta visões distintas e que defende a produção de evidências para fortalecer a cultura democrática no Brasil, está comprometido a trilhar essa caminhada em conjunto com as diversas organizações, lideranças e especialistas que trabalham nesse tema.

É com grande satisfação que fomos convidados a palestrar na abertura do 1º Encontro Nacional da Rede de Educação Cidadã ao lado do Prof. Humberto Dantas e pela mediação de Tashi de Fáveri, a qual representou a Rede de Educação Cidadã, organização que realizou o evento. Em nossa fala, apresentamos dados sobre a situação da cultura democrática brasileira, a exemplo dos baixos níveis de confiança interpessoal e os desafios expressos no Mapa Sistêmico de Cultura Democrática. Destacamos também sobre a importância de realizarmos processos de avaliação e buscar evidências para identificarmos melhores práticas e gerar aprendizados.

Nesse sentido, temos uma grande janela de oportunidade em 2023. O Brasil participará, pela primeira vez, do Estudo Internacional de Educação Cívica e Cidadania (Internacional Civics and Citizenship Education Study – ICCS), uma pesquisa internacional que se destina a avaliar a educação para cidadania em diferentes países do mundo. O ICCS é o maior estudo internacional focado exclusivamente na compreensão da educação cívica e já foi conduzido anteriormente nos anos de 2009 e 2016.Esse tipo de diagnóstico subsidia a construção de um entendimento comum sobre o que é educação cidadã e indica caminhos promissores para que ela seja incluída com centralidade nos currículos regulares e nas rotinas escolares.

Podemos observar os resultados positivos de exemplos pelo mundo que deram centralidade para educação cidadã na escola. Nos Estados Unidos, uma iniciativa da iCivics, organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, ilustra o potencial da educação para a cidadania para potencializar o ensino das disciplinas de base. O mini-documentário“Improving School Achievement Through Civic Life: A CivXNow Documentary” demonstra que, com a educação para cidadania, os estudantes manifestam um entusiasmo renovado tanto com as disciplinas de base, que passam a ser percebidas pelos alunos sob o prisma da aplicação prática, quanto com o fato de se descobrirem como cidadãos envolvidos no desafio de propor transformações positivas para a realidade em que vivem.

Um outro exemplo da Finlândia divulgado pelo Estadão demonstra que o potencial da educação para cidadania para a melhoria da vida em sociedade. Nesse exemplo, o desafio das fake news foi trabalhado em escolas finlandesas por meio do desenvolvimento de atividades em disciplinas como Português, Matemática e Ciências. Enquanto, na Matemática, por exemplo, os alunos aprenderam a analisar interpretações de dados estatísticos e como tais dados podem ser manipulados, em outras disciplinas, o uso é feito de forma a estudar como palavras, imagens e frases podem ser usadas para desinformação. Assim, o exemplo dos Estados Unidos e da Finlândia revelam que, mais do que um complemento curricular, a educação cívica pode ser compreendida como vetor fundamental para a geração de transformações positivas tanto para a educação do país como para a consolidação dos valores democráticos na sociedade brasileira.

No que diz respeito ao Brasil, nosso país tem uma riqueza de organizações, lideranças e comunidades que realizam as mais criativas ações para fortalecer a educação cidadã. Ao lado dessa rede complementar de atores, acreditamos e estamos dedicados a promover uma educação cidadã de qualidade relacionada com a realidade brasileira e que seja capaz de florescer o potencial de cada jovem.

 

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