10 dicas de cidadania para eleições e além do voto

As eleições são somente uma parte do papel do cidadão.

É comum nos depararmos com o pensamento de que a cidadania é exercida somente na hora voto. Um dos problemas de tal visão é que ela leva o cidadão a possuir um baixo senso de eficácia política, em que se depara com problemas em sua comunidade, por exemplo, e acredita não poder mudar nada.

O Instituto Sivis realizou um diagnóstico sistêmico junto a diversas organizações e especialistas, a respeito da cultura democrática brasileira e quais são os caminhos para fortalecê-la. No centro desse diagnóstico, verifica-se que a apropriação do espaço cívico dificulta a consolidação da cidadania no país.

Observamos que, em diversos momentos, espaços da vida pública nacional são capturados para a satisfação de agendas particulares. Esse fenômeno está associado ao patrimonialismo e ao clientelismo, que prejudicam a aplicação das regras do Estado Democrático de Direito e precarizam a administração pública. Ao serem afastados do debate político, em um cenário marcado pela exclusão social e política, diversos cidadãos não se sentem plenamente contemplados pelos processos políticos e democráticos no país.

Diante disto, como é possível agir em tal cenário? A partir de uma parceria entre o Sivis e a colunista Ana Gabriela Borges do programa Causando da 98 FM, foi organizado um e-book com 10 dicas para eleições e além do voto, que são úteis para cada um de nós e que fortalecem a democracia.

Acesse o e-book

O Instituto Sivis acredita que fortalecer a cultura democrática é um desafio que perpassa diversos fatores e demanda tempo, tratando-se de um problema complexo. Por isso, é vital abordar tal problema por uma abordagem sistêmica em que cada setor da sociedade precisa trabalhar em colaboração para causar a transformação.

O pensamento sistêmico pode ser começado com pequenos passos, como com a convicção do cidadão de que seu voto, embora muito importante, é apenas uma parte da solução. Viver a cultura democrática em um exercício de cidadania plena e ativa que se estenda para além do período eleitoral é fundamental para promover as mudanças positivas mais estruturais que queremos.

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site.
Aceitar
Rejeitar
Privacy Policy