A EQUIPE

Temos uma equipe
comprometida e interdisciplinar.

Nossa gestão de pessoas segue à risca o princípio de primor pelo ser humano e, por isso, trabalhamos com liberdade e responsabilidade, focando no desenvolvimento de cada colaborador.

Conselhos

Nossos conselhos Consultivo, Fiscal e de Pesquisa são indispensáveis para o trabalho que estamos construindo. A experiência que os nossos conselheiros compartilham conosco é de valor inestimável ao crescimento do Instituto e à consolidação de nossas ações.

CONSELHO CONSULTIVO

Bernard de Laguiche

Atualmente, é diretor-presidente e cofundador do Grupo Ortus SA Curitiba, sócio majoritário da Agro Mercantil Vila Rica, membro do conselho de administração da Solvay SA Bruxelas, administrador delegado da Solvac SA Bruxelas e presidente do conselho da Peróxidos do Brasil Curitiba. Foi CFO do grupo Solvay de 2005 a 2013 e, depois, em 2013, foi eleito o Chief Financial Officer (CFO) do ano, pela revista econômica da Bélgica “Trends-Tendances”.

Daniela de Rogatis

Guilherme Cunha Pereira

Doutor em Direito das Comunicações pela Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Cunha Pereira é um dos idealizadores do Fórum Futuro 10, sendo Presidente Executivo do GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação, um dos maiores grupos de comunicação do país.

Jorge Gerdau Johannpeter

Diretor-Presidente do Grupo Gerdau por mais de duas décadas, é atualmente membro do conselho de administração, sendo também fundador do Movimento Brasil Competitivo e participante do conselho consultivo do escritório do David Rockefeller Center for Latin American Studies (Harvard University). Em 2014, foi eleito o líder de melhor reputação do Brasil.

Liziane Silva

Economista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e cofundadora da INK, Liziane Silva é fellow do Global Good Fund, multiplicadora para o Brasil da certificação internacional PMD (Project Management for Development) e founding curator do Global Shapers em Curitiba.

Luciana Silveira

Mestre em Direito Econômico Internacional e Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Universidade de Barcelona e doutora em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC-SP, com doutorado sanduíche na Washignton College of Law nos EUA e bolsista CAPES/Fulbright. Foi consultora do Banco Mundial e é certificada em compliance pela Society of Corporate Compliance and Ethics.

Rodrigo Brito

Cofundador da INK e da Aliança Empreendedora, que apoia microempreendedores de baixa renda em todo o Brasil, Rodrigo Brito é colaborador da Folha de S. Paulo e da Gazeta do Povo, atuando hoje como Gerente de Acesso à Água no Instituto Coca-Cola.

CONSELHO FISCAL

Guilherme Ventura

Formado em Engenharia Mecânica pela UFPR com MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo ISAE/FGV, trabalhou no ramo metalúrgico como engenheiro de processos e hoje trabalha como piloto de performance na engenharia de testes da Renault do Brasil.

Caio Fernandez Cordeiro

É consultor de empresas, formado em Engenharia Química pela UFPR com certificações PMP, CBPP e HCMP. Trabalhou com diversos clientes, trazendo metodologias de estratégia, governança, gestão de projetos e mudança organizacional.

Leonardo Ragnini

É formado em Engenharia Civil pela UFPR com MBA em Gerenciamento de Projetos pelo ISAE/FGV. Estudou na Alemanha no Karlsruhe Institute of Technology. Atuou no ramo da construção civil e trabalhou como Gerente de Projetos no Instituto Sivis. Atualmente é Vice-Presidente na Argon Energia.

CONSELHO DE PESQUISA

Amy Erica Smith

PhD em Ciência Política pela University of Pittsburgh e Professora Associada de Ciência Política na Iowa State UniversityTambém é atualmente Carnegie Fellow no período acadêmico de 2020-2022. Sua pesquisa examina como as pessoas comuns entendem e se envolvem na política. Publicou dois livros, sendo o mais recente intitulado Religion and Brazilian DemocracyMobilizing the People of God   (2019, Cambridge University Press), e possui diversos artigos publicados em várias revistas científicas internacionaiscomo  American Journal of Political Science, Journal of Politics, British Journal of Political Science e Perspectives on Politics

Ednaldo Ribeiro

Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista Produtividade do CNPQ, Nível 2. É doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e desenvolve pesquisas na área de Comportamento Político, principalmente sobre valores, atitudes democráticas e participação política. Autor dos livros “Valores Pós-materialistas e Cultura Política no Brasil” (Eduem, 2011) e “Participação Política na América Latina” (Eduem, 2015), além de artigos em periódicos como Dados, Brazilian Political Science Review e Opinião Pública. 

José Álvaro Moisés

Professor Sênior e Coordenador do Grupo de Pesquisa da Qualidade da Democracia do IEA/USP. É autor de vários livros, entre os quais, Crises da Democracia – O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos (Appris, 2019);                Bulding Democracies Challenges, Crises and Response to Rule of Law, Access to Justice and Political Representation (GlobalSouth Press, 2018), A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia (Edusp. 2013), Democracia e Desconfiança – Por que os Cidadãos Desconfiam das Instituições Públicas (Edusp, 2010) e Crise da Democracia Representativa e Neopopulismo no Brasil (KAS, 2021). Comentarista da Rádio USP da coluna              A Qualidade da Democracia. 

Michael Coppedge

É formado em Ciência Política na Yale University, onde também tem PhD. É professor de Ciência Política na University of Notre Dame e já lecionou nas universidades de Princeton e Yale. Pesquisador do Projeto Variedades da Democracia (Varieties of Democracy Project), o qual é responsável pela elaboração de novas medidas baseadas em centenas de aspectos da democracia e governança em praticamente todos os países do mundo desde 1900. É autor de importantes livros no campo de estudos da democracia, tais como:                Democratization and Research Methods e Strong Parties and Lame Ducks: Presidential  Partyarchy and Factionalism in Venezuela. 

Nara Pavão

Professora Assistente do Departamento de Ciência Política da UFPE e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. PhD em Ciência Política pela University of Notre Dame (2015). Durante o ano acadêmico de 2015-2016, realizou pós-doutorado no Center for the Study of Democratic Institutions  (CSDI) da Vanderbilt University. Suas linhas principais de pesquisa são comportamento político e política comparada, e suas produções buscam                compreender o funcionamento do accountability democrático.  Suas pesquisas foram publicadas em revistas científicas internacionais como The Journal of Politics, Political  Research Quarterly, Electoral Studies e Latin  American Politics and Society.

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site.
Aceitar
Rejeitar
Privacy Policy