A cultura democrática no ambiente empresarial

As lideranças empresariais são um dos públicos mais influentes na opinião política de um país.

Isso motivou o Instituto Sivis a realizar o projeto Valores Democráticos nas Empresas, que busca compreender qual a adesão das lideranças empresariais brasileiras a valores e princípios democráticos.

Em um ano eleitoral de grande importância para o Brasil, observamos que diversos setores estão se engajando no debate sobre política e sobre quais rumos serão mais promissores para o país. O empresariado, que se constitui desde empreendedores de pequenos e médios negócios até diretores e CEOs de grandes empresas, são um desses setores e desempenham grande importância no debate público.

É essencial que esse envolvimento seja feito de forma democrática e positiva. Pensando nisso, nos questionamos sobre qual é o nível de adesão das lideranças empresariais brasileiras a valores e princípios democráticos. A resposta para essa pergunta é o que procuramos responder com o projeto Valores Democráticos nas Empresas.

Dentre os objetivos, buscamos identificar quais as principais tendências e situação atual da cultura democrática nesse público e quais os potenciais para promover valores democráticos nas empresas, considerando suas particularidades.

O fortalecimento da cultura democrática, quando estimulado de maneira multissetorial e complementar, tem capacidade de gerar prosperidade para a sociedade, para as empresas e para o governo. 

Quando observamos a confiança, por exemplo, isso fica evidente. Segundo a pesquisa Melhores do Brasil, realizada pela Humanizadas¹, empresas com culturas mais saudáveis, positivas e centradas no humano possuem duas vezes mais confiança interna. Essas empresas também são reconhecidas por apresentar performance superior na reputação da marca e na geração de valor para stakeholders.

Nesse mesmo sentido, a pesquisa realizada pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), que observou dados de países europeus, indicou que há correlações positivas entre o alto nível de confiança interpessoal generalizada com maior expectativa de vida da população². 

Isso reforça que a confiança, um dos valores democráticos que precisamos fomentar no Brasil, é excepcionalmente importante e traz resultados positivos não apenas para a sociedade como um todo, mas também para o ambiente empresarial.

Se você também se interessa por esse tema, deseja saber mais e quer compartilhar informações conosco, entre em contato com Diego Moraes, Pesquisador do Instituto Sivis: [email protected]

 

Notas:

¹ O relatório completo da pesquisa está disponível em: <https://humanizadas.com/pesquisa-melhores-para-o-brasil/>.

² No relatório OECD Guidelines on Measuring Trust, foram analisados dados de 2002 a 2014 de países europeus. O relatório está disponível em: <https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264278219-en.pdf?expires=1655915647&id=id&accname=guest&checksum=0C3F0700A1F5B2C3BE182BFDEE390B36>.

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