A liberdade de expressão está em declínio no mundo todo

  

Somente 7% da população brasileira atribui muita importância para o tema.

Há um declínio democrático pelo mundo que dura pelo menos há 17 anos. Esse é um dos dados do relatório “Freedom in the World” (liberdade no mundo) da Freedom House que está em sua 50ª edição. Os autores destacam que os ataques à liberdade de expressão são um dos principais motivos dessa recessão tão longa.

No caso do Brasil, o país continua considerado como um país livre, apesar de uma leve queda em sua pontuação. No que tange a liberdade de expressão, a pesquisa do World Value Survey (2017-2022) mostra que apenas 7% da população brasileira atribui muita importância para o tema. O Instituto Sivis acredita que a liberdade de expressão é um dos componentes primordiais de uma democracia e por isso terá como foco de atuação nos próximos anos.

Um dos problemas é que vivemos em um deserto de dados” no tema de liberdade de expressão – ou seja, faltam informações sobre as percepções da população nesse assunto, bem como sobre o conhecimento geral que se tem no tema. Dessa forma, visando contribuir para esse debate, o Sivis irá lançar uma pesquisa que coleta a opinião da população e dos políticos sobre liberdade de expressão, o que proporcionará novos caminhos para a promoção do tema.

Os resultados dessa pesquisa serão divulgados a partir de junho de 2023.

Não perca as atualizações sobre o tema nas redes sociais: @InstitutoSivis.  

#LiberdadeDeExpressão #Democracia #CulturaDemocrática

 

    .

     

     

    Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site.
    Aceitar
    Rejeitar
    Privacy Policy