Como os valores democráticos afetam nossa vida na prática?

Entenda como a confiança e a responsabilidade com o bem comum afetam âmbitos de sua vida.

A cultura democrática é compreendida pelo Sivis como um conjunto de práticas e valores que incentivam as pessoas a assumir responsabilidade conjunta pelo bem comum, com respeito à liberdade e à igual dignidade de cada membro da sociedade.

Infelizmente, a cultura democrática sempre foi frágil no Brasil. Considerando o índice composto de cultura democrática para o período de 2017 a 2020, elaborado com base em dados do World Values Survey, o Brasil tem os índices mais baixos (29,61%) na comparação com democracias como Austrália (48,37%), Chile (34,93%), Alemanha (57,73%), Japão (39,9%) e Estados Unidos (47,94%).

Na prática, a fragilidade de nossa cultura democrática traz consequências profundamente negativas para a sociedade brasileira nos domínios político, social e econômico:  

  • Na vida política, são frequentes no país os casos de aparelhamento das instituições, os escândalos de corrupção e impulsos autoritários. Considerando que a política deveria ser um espaço para a promoção do bem comum, diversas práticas de nossa vida política infelizmente apontam na direção contrária.
  • Na vida social, observamos um ambiente de grande desconfiança interpessoal e de dificuldade de diálogo entre pessoas de opiniões diferentes. Além disso, para milhões de brasileiros, problemas como a fome, a pobreza e a ausência de condições básicas de cidadania dificultam a vivência plena dos processos democráticos.
  • Na vida econômica, enquanto a falta de confiança interpessoal e institucional aumenta os custos de transação e dificulta a colaboração social e o empreendedorismo, a dificuldade de diálogo obstaculiza processos criativos que são fundamentais para o desenvolvimento de inovações tecnológicas e do progresso econômico.   

Por isso, o Sivis acredita que através de valores como confiança e responsabilidade com o bem comum é possível atacar as problemáticas acima explicadas.

A confiança é uma peça fundamental para uma cultura democrática e pode ser dividida na confiança em si, confiança nos outros e confiança nas instituições. A primeira está relacionada com a capacidade do indivíduo de se desenvolver, com a sua autoeficácia em relação ao mundo em que vive. A segunda confiança é o elemento que lubrifica e faz melhor funcionar as relações interpessoais, sejam essas relações com vínculo econômico ou pessoal. Já a terceira é importante uma vez que as instituições dependem da confiança das pessoas para que as políticas públicas tenham efetividade e contem com adesão generalizada. No Posicionamento do Sivis exploramos sobre a importância desse valor para a democracia.

A responsabilidade com o bem comum é entendida como a inclinação natural do ser humano à vida em comunidade. É através do relacionamento com o próximo que a pessoa encontra uma parte fundamental do sentido de sua existência. Nesse sentido, é necessário que o indivíduo engaje na vida social, participando de forma ativa e colaborando desde um nível micro ao macro, seja no trabalho, no bairro, na cidade ou no país.

Com o objetivo de fortalecer esses valores democráticos, o Sivis desenvolve iniciativas que são estruturais para transformar nossa cultura democrática. Veja algumas das iniciativas que realizamos em 2022 nas matérias de nosso Blog.

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site.
Aceitar
Rejeitar
Privacy Policy