Em ano de eleições, participação política é essencial

Por Leonardo Gomes – Band News Curitiba
Publicado em: Band News Curitiba.

Foto: Evento de Lançamento da Agenda Comum.

Fundamental em uma democracia, as eleições acontecem mais uma vez neste ano. Dessa vez, os brasileiros devem depositar a confiança e o voto a aqueles que os representam perto de casa. Assim como o dever de votar a cada dois anos é considerado essencial, a participação ativa na política independente da época do ano também é fundamental.

Para o professor de Ciência Política e Relações Internacionais, Leonardo Mercher, discutir política é discutir aquilo que faz diferença na vida das pessoas.

Segundo o Índice de Democracia Local (IDL) de 2018 há um déficit de cultura democrática em Curitiba: 61% dos entrevistados desconhece o papel do legislativo municipal; enquanto 32,1% diz não ter confiança alguma nos vereadores. Os baixos níveis de confiança também se estendem à sociedade civil: somente 15,8% dos respondentes dizem confiar na maioria das pessoas. Como agravante 90% afirma nunca ter participado de atividades coletivas comunitárias.

Com a proposta de debater política e integrar a sociedade ao tema, um grupo formado por membros da sociedade civil formaram no início do ano passado o Programa Cidade Modelo.

Segundo o Relações Institucionais do Instituto Sivis, Jamil Assis, o programa estimula a colaboração a partir do debate e da conexão entre diferentes atores sociais.

O programa já realizou seis encontros envolvendo 114 lideranças de Curitiba. Para este ano estão programados pelo menos quatro encontros. Informações mais detalhados sobre a inciativa estão disponíveis no site cidademodelo.org.br.

Reportagem: Leonardo Gomes

Copyright © 2020, Band News Curitiba. Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site.
Aceitar
Rejeitar
Privacy Policy