Fortalecer a democracia pela participação feminina na política

Especialmente no Brasil, a sub-representação feminina na política é um problema que ainda precisa ser devidamente enfrentado.

As mulheres são mais da metade da população brasileira (52%), mas só ocupam 15% dos cargos eletivos. As mulheres negras, que representam 28% da população, ocupam 2% dos cargos eletivos. Nesse sentido, tratar sobre a representação feminina na política contribui para fortalecer a democracia brasileira e a cultura democrática, uma vez que possibilita um debate público pautado na igualdade de direitos e deveres entre todos.

Pensando nisso, organizamos alguns materiais para compartilhar sobre a importância da representatividade e participação feminina na política:

 

    • Pela parceria do Instituto Update e a Fundação Tide Setúbal, foi criado o “Eleitas – Mulheres na Política”, uma pesquisa sobre a participação feminina no cenário político de seis países da América Latina. O estudo foi feito a partir de entrevistas com 107 mulheres de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e México.

     

    O desafio de fortalecer a cultura democrática perpassa as diversas desigualdades presentes no país. O Instituto Sivis acredita que para enfrentar devidamente tal problema é preciso trabalhar colaborativamente e com uma visão sistêmica.

    Nesse sentido, estamos organizando uma iniciativa que irá dar mais visibilidade para pesquisadoras renomadas que atuam no campo da Ciência Política. Em breve divulgaremos mais detalhes.

    Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site.
    Aceitar
    Rejeitar
    Privacy Policy