Pesquisa: Mensurando desigualdade econômica e participação política

Por Instituto Sivis

Esta proposta de pesquisa busca distinguir como e até que ponto a desigualdade de renda afeta a participação política nas cidades brasileiras.

O Brasil oferece um exemplo único de participação política, uma vez que o voto é obrigatório. Ao medir a participação política, procuramos explorar as maneiras pelas quais os cidadãos se esforçam para se sentirem mais ativamente engajados na cultura democrática. Portanto, em nossa proposta de pesquisa, o voto não será considerado uma medida de participação política, mas, no lugar do voto, mediremos a vontade de votar. Acreditamos que, nas cidades com níveis mais altos de desigualdade econômica, haverá uma diminuição geral da participação política, como sustentado pela literatura geral.

Esta proposta de pesquisa tem três partes. A parte 1 consiste em uma revisão de literatura que aborda temas e argumentos críticos. A parte 2 é a nossa hipótese e a parte 3 detalha nossa sugestão de métodos de pesquisa.

Essa proposta de pesquisa foi elaborada em parceria com pesquisadoras visitantes, sendo assim, todo o trabalho encontra-se em inglês.

Acesse o artigo completo abaixo:

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site.
Aceitar
Rejeitar
Privacy Policy