Nosso trabalho

COMO FORTALECER A CULTURA DEMOCRÁTICA

Uma abordagem sistêmica para responder a um problema complexo

Por meio da metodologia de Prática Sistêmica e no âmbito do projeto Rotas da Cidadania, construímos o mapa sistêmico da cultura democrática brasileira em conjunto a mais de 30 especialistas e organizações de todo o país.

O mapa sistêmico é uma solução que facilita a compreensão sobre dinâmicas que afetam determinado sistema complexo.

São nove ciclos que expressam os principais temas e dinâmicas que fortalecem e enfraquecem a cultura democrática brasileira. Ao centro, está o ciclo da história central, a qual serve como elo e conecta todos os demais ciclos do mapa.

HISTÓRIA
CENTRAL

NOSSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

O mapa sistêmico de cultura democrática orienta nossas prioridades

Enquanto um think tank, produzimos conhecimento com rigor científico para o entendimento da democracia e criamos soluções em parceria com diferentes organizações, acadêmicos e lideranças públicas para fortalecer a cultura democrática brasileira.

Nossas áreas de atuação são a defesa e promoção da democracia, a educação para cidadania e a liberdade de expressão.

NOSSA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E SOLUÇÕES DESENVOLVIDAS

DEFESA E PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA

Índice de Democracia Local

O Índice de Democracia Local é uma ferramenta para diagnosticar o estado da democracia em nível local.

Seu desenvolvimento ocorreu em parceria com especialistas de renomadas instituições internacionais, como Freedom House, The Economist Intelligence Unit, International IDEA, Latinobarómetro, V-Dem Institute, dentre outras colaborações.

Painel de indicadores de cultura democrática

O painel compila mais de 100 indicadores das principais bases de dados internacionais abertas ao público com o objetivo de fornecer um amplo panorama sobre a relação dos cidadãos com a democracia no país.

Coletâneas da Democracia

Duas edições de box de livros internacionalmente reconhecidos no tema de democracia, que foram traduzidos de maneira inédita para a língua portuguesa.

Valores em Crise

A pesquisa buscou entender como a pandemia da COVID-19 influenciou os valores morais na sociedade. Com o desejo de incluir o Brasil nesse projeto global e único, realizamos a pesquisa em parceria com a World Values Survey Association.

Semanas da Democracia

As Semanas das Democracia foram eventos que buscaram dar visibilidade para cultura democrática.

Foram duas edições com palestrantes nacionais e internacionais, que proporcionaram reflexão e conexão para pessoas e organizações dedicadas à democracia.

EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA

Matriz e Práticas para Educação Integral

O projeto em andamento consiste em desenvolver uma matriz de referência para o ensino de competências de cultura democrática.

Gestores educacionais e professores do Ensino Fundamental II poderão utilizar a ferramenta para construírem seus currículos e implementarem uma Educação Integral em suas redes de ensino.

Valores de Cidadania nas Escolas

O projeto objetivou compreender boas práticas de educação cidadã e formas de mensurar sua eficácia.

Foi realizada uma intervenção para sala de aula e divulgados os aprendizados junto a gestores, educadores e interessados no tema em nível nacional.

Cidadania em Tempos de Crise

Realizamos formações com centenas de jovens em escolas e nas redes socioassistenciais de Curitiba e região.

Apresentamos como valores democráticos podem ser colocados em prática diante situações de crise.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Perspectivas da população e do Congresso sobre a liberdade de expressão

O projeto realizou duas pesquisas para captar as principais posições sobre liberdade de expressão da população e do Congresso Nacional.

Os resultados, que abordaram assuntos como os limites previstos na lei, experiências com autocensura, tolerância e regulação das mídias sociais, foram divulgados na imprensa em nível nacional.

INICIATIVAS EM OUTRAS ÁREAS TEMÁTICAS

CICLO 2 DO MAPA DE CULTURA DEMOCRÁTICA

Disposição de atores privados para fortalecer valores democráticos

Valores Democráticos no Empresariado Brasileiro

Pesquisa para compreender a adesão de valores democráticos em uma amostra do empresariado brasileiro e divulgação dos resultados na imprensa em nível nacional.

Work4Social

A partir da relação entre o pilar Social do ESG e valores democráticos, desenvolvemos uma ferramenta em parceria com Dheo Consultoria para mensurar e gerar recomendações para culturas organizacionais.

CICLO 5 DO MAPA DE CULTURA DEMOCRÁTICA

Desigualdades e injustiças sociais

Vozes das Mulheres na Ciência Política

O projeto abordou sobre representatividade feminina na política e na Ciência Política a partir de um evento e matérias na imprensa sobre o trabalho de renomadas pesquisadoras paranaenses.

Avaliação de impacto de trilha antirracista em escolas

O projeto em andamento consiste na condução de uma avaliação de impacto de uma intervenção realizada em escolas no tema de antirracismo.

DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO NO NÍVEL LOCAL

Um programa de impacto coletivo na cidade de Curitiba

Cidade da Gente

O programa, também conhecido como Cidade Modelo, foi conduzido entre 2014 e 2020, unindo lideranças comunitárias de Curitiba para fomentar a colaboração na implementação de projetos direcionados ao fortalecimento de cultura democrática.

Contribua para um Brasil mais colaborativo, honesto e democrático!

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site.
Aceitar
Rejeitar
Privacy Policy